Por uma cidade acolhedora: somos todos migrantes


O tema do Curso de Verão 2019 nos convida a refletir sobre o nosso papel social e a nossa ação profética diante do sofrimento de grupos humanos que se movem por diferentes territórios em busca de um lugar para viver bem, de um lugar para compartilhar sua cultura, sua espiritualidade e seus sonhos.

Migrar é um direito humano e há casos de pessoas que migram por querer conhecer e viver em locais diferentes do de seu nascimento. No entanto, a maioria dos movimentos migratórios ocorre por causa de guerras, de perseguições religiosa e/ou política, da falta de emprego e por causa da fome que acomete a um grande número de pessoas no planeta.

É necessário conhecer a realidade das migrações, com suas causas e consequências para a tomada de decisão quanto às ações urgentes e necessárias a serem realizadas em prol do acolhimento e reconhecimento das pessoas como sujeitos de direito, especialmente do direito à liberdade de ir e vir e de viver com dignidade.

Nossa ação de acolhimento fraterno e generoso à/ao estrangeira/o, faz parte de nossa ação como liderança social, política e eclesial, pois na perspectiva histórica da mobilidade humana, somos todas/os migrantes!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo