• Curso de Verão

Entre Babel e Nova Jerusalém: reflexões sobre outra cidade possível

Odja Barros*



O Curso de Verão 2021, com o tema “Cuidar da casa comum: por uma cidade sustentável”, oferecerá o estudo e o aprofundamento sobre a importância da sustentabilidade na cidade e de ações que revertam o quadro de destruição dos bens naturais e, especialmente, sobre a necessidade de um novo modo de vida.


Para contribuir com a reflexão, o Curso contará com a assessoria da pastora Odja Barros, que abordará o tema “Entre Babel e Nova Jerusalém: reflexões sobre outra cidade possível”. A seguir, uma breve degustação da sua reflexão:


“A pandemia do novo coronavírus, a Covid-19 ‘tirou o véu’ do mal que há muito tempo tem ameaçado a existência e sobrevivência dos nossos corpos e do corpo da terra. Durante as catástrofes provocadas pela lógica destrutiva dos poderes que atuam historicamente, destruindo a possibilidade de uma vida digna e respirável para todas as pessoas e grupos. A pandemia escancarou a urgência de se questionar, desafiar e resistir ao capitalismo neoliberal, colonialista e patriarcal dominante.


Para recompor uma terra e uma cidade habitáveis, com direito a vida respirável para todas as pessoas e comunidades humanas, é preciso combater mais do que o vírus da Covid-19. É preciso enfrentar o vírus de uma religião cristã que, a partir de uma visão antropocêntrica e patriarcal, desenvolveu uma relação e uma lógica de dominação e exploração da terra e dos seres viventes.


É necessário fazer uma leitura ‘despatriarcal’ da Bíblia, onde as narrativas deixaram como legado muitas imagens, símbolos, narrativas, projetos, poderes e maldições para as mulheres e para a terra (Gn 3,16). Trata-se de um exercício exegético e hermenêutico em torno de duas imagens bíblicas: A Torre de Babel e a Nova Jerusalém, buscando encontrar nestas imagens elementos para reflexão e desafios, que nos inspirem a continuar, a partir da Palavra de Deus, destruindo as torres erguidas pelo poder dominador, a fim de construir uma outra cidade.


A simbologia da Torre de Babel e da Nova Jerusalém oferece pistas para a reflexão sobre outra cidade possível. O livro do Apocalipse, com sua riqueza simbólica, ajuda a desenvolver uma espiritualidade comprometida com a nova criação, a reconstrução da vida e da cidade (Ap 21-22).


A vida não é simplesmente uma realidade biológica. É uma realidade econômica, política, social, cultural e espiritual integrada em todas as suas dimensões. A ameaça à vida não ocorre apenas no nível natural. A vida é destruída pela fome e pela miséria, pela violência social e política e pela guerra, que também destruiu os fundamentos espirituais e religiosos da vida comunitária”.


A 34ª edição do Curso de Verão será realizada, excepcionalmente, no formato online. Com duração de seis dias (de 7 a 13 de janeiro), o Curso 2021 contemplará momentos abertos, com palestras, mística, assessoria, arte e diálogo, e momentos para reflexão em pequenos grupos. Oferece duas possibilidades de participação: 1. PALESTRAS (noite) + RODAS DE CONVERSA (manhã); 2. PALESTRAS (noite). Inscrições: www.cursodeverao.com.


*Odja Barros: É doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Cursou Educação Cristã com Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2001). Especialização em Assessoria Bíblica e mestrado profissionalizante em Teologia na Escola Superior de Teologia (EST-RS). É pastora batista e assessora do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), com experiência em Leitura Popular da Bíblia e Leitura Bíblica de Gênero.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2018 por Curso de Verão - www.cursodeverao.com

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEEP

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

CESEEP

CNPJ: 52.027.398/0001-53

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993, Sala 205
CEP: 01317-001 – São Paulo, SP – Brasil

Cancelamento, sugestões ou reclamações

Segunda a Sexta das 9h às 18h

Tel/Fax: (55 11) 3105-1680 / 3241-1169        

WhatsApp: +55 11 99325-5961

Email: ceseep@ceseep.org.br

verao@ceseep.org.br

 Confira nossa política de troca e devolução aqui.

Restrito