• Curso de Verão

Destino Cidade Verde


Próximo às 11 horas da manhã, desta segunda-feira, 14 de janeiro, partiu da Estação 32° Curso de Verão o trem representado pelos próprios cursistas e monitores da Rede Verde, composta pelas tendas: Dança Circular / Dança: corpo como construção da identidade / Música.


Antes de chegar ao destino final, a Estação Cidade Verde, o trem imaginário fez quatro paradas, nas estações: Inhó, Au au, Cocoricó e Miau, fazendo alusão à musica “Todos juntos”, de Chico Buarque, que alegrou todo o percurso.


Em cada parada, um novo itinerante (migrante) embarcava. O trem representava para ele a oportunidade de uma vida melhor.


A proposta descontraída para compor o encontro da rede teve por objetivo colocar em prática parte da teoria debatida em diversos momentos do curso, até então, bem como formas de acolhimento e diferenças culturais.


O destino, embora previamente escolhido e desejado pelos passageiros, só se tornou real graças a colaboração de todos, inclusive dos recém embarcados. As características individuais de cada um, além de suas bagagens socioculturais, contribuíram para essa construção coletiva.


Construção essa, que foi reforçada no refrão cantado ao longo do percurso da música de Chico Buarque, que dizia:


“Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

Ao meu lado há um amigo

Que é preciso proteger

Todos juntos somos fortes

Não há nada pra temer”


Ser itinerante é parte constituinte da vida de todo e qualquer ser vivo.


“A caminhada pode não ser fácil, mas devagar a gente vai. E nessa caminhada, estando no presente, para avançarmos para o futuro, temos que voltar ao passado. E assim, nos identificar e reconhecer nossas raízes. Assim, podemos avançar para o futuro”, concluiu Elisangela Almeida, monitora da tenda Dança Circular.


Ira Romão / Comunicação / CV2019





0 visualização

© 2018 por Curso de Verão - www.cursodeverao.com

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEEP

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

CESEEP

CNPJ: 52.027.398/0001-53

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993, Sala 205
CEP: 01317-001 – São Paulo, SP – Brasil

Cancelamento, sugestões ou reclamações

Tel/Fax: (55 11) 3105-1680 / 3241-1169        

WhatsApp: (011) 98657-0643

Segunda a Sexta das 9h às 18h

Email: ceseep@ceseep.org.br

verao@ceseep.org.br

Fique atento a data dos eventos, os ingressos chegarão ao seu e-mail, confirmando o pagamento caso isso não ocorra entre em contato conosco. Confira nossa política de troca e devolução aqui.

Restrito