Festejando e assumindo compromissos, foi assim a despedida do 33º Curso de Verão


Despedidas envolvem sempre fortes emoções e por isso os olhos marejados e o coração apertado são situações inevitáveis. No encerramento do Curso de Verão, não poderia ser diferente. Afinal, como sair de uma vivência tão intensa, que é este curso ecumênico e popular, sem estar tomado pela emoção?


Apesar de toda sensibilidade aflorada, a resposta para a pergunta acima é: festejando e assumindo compromissos. Isso mesmo, o encerramento do 33° Curso de Verão, realizado no teatro TUCA na tarde do dia 16 de janeiro, quinta-feira, juntou alegria com responsabilidade, dando mais sentido à celebração final desse mutirão.


Iniciado no dia 8 deste mês, essa edição trabalhou o tema “Espiritualidades na cidade: por uma dimensão libertadora”. Temática que permitiu aos cursistas partilhar e mergulhar em diferentes culturas, crenças, religiões e filosofias de vida.


Para recordar os principais pontos dialogados ao longo dos nove dias de Curso, contribuições partilhadas pelos assessores Faustino Teixeira, Magali Cunha, Maria Soave, Pe. Júlio Lancellotti e Marcelo Barros foram reforçadas por meio de frases, músicas e outras reflexões.

E para firmar a responsabilidade que todos devem levar dessa experiência, foi lida a Carta Compromisso 2020, elaborada coletivamente, e que teve como ponto de partida a importância do cuidar. O cuidado com outro e consigo mesmo. E que também reforçou que a espiritualidade é dinâmica, viva, individual e ao mesmo tempo coletiva.


Nessa mesma sintonia - partindo da realidade econômico-social, das mídias, da participação popular e da espiritualidade militante e esperançadora - marcaram forte presença na Carta Compromisso, dentre tantas palavras, os verbos: repensar, escutar, fortalecer, conhecer, garantir, cultivar, assumir e lutar. São verbos utilizados de modo consciente para estimular movimentos voltados para o bem comum.


Contribuindo para recordar e registrar o aprendizado adquirido e as trocas realizadas ao longo dos dias, um vídeo preparado pela Equipe de Comunicação e intitulado “Memória: o ciclo da vida”, extraiu risos e lágrimas de todos que integram esse mutirão. As imagens retratavam uma breve linha do tempo com as principais atividades vivenciadas nessa edição do Curso.

Como símbolos dos compromissos assumidos por todos, foi realizada a dança da colheita, onde a Equipe de Animação e os Monitores ofereceram frutos para serem saboreados e posteriormente terem suas sementes repassadas. E na saída do TUCA, todos receberam uma muda do “Projeto Árvore Generosa” para que seja plantada, cultivada, cuidada e, assim como os frutos, ter suas sementes compartilhadas.


Os momentos finais da celebração de encerramento ficaram por conta do Padre José Oscar Beozzo, que com toda sua sensibilidade, rememorou a dança da menina Victória e sua mãe Joana durante o Sarau, no dia 13. “Foi um momento de graça para todos nós. Onde podemos dizer que a vida é possível, o amor é possível, a entrega é possível, o compromisso é possível. Então a gente agradece”, enfatizou Pe. Beozzo.


Na esperança de que será um ano de muito trabalho e de que muitas sementes serão plantadas e darão frutos, o 33° Curso de Verão foi encerrado reforçando que “tudo está interligado como se fôssemos um, tudo está interligado nesta casa comum”.


Números do 33° Curso de Verão

- Ao longo dos nove dias de Curso, estiveram reunidas 479 pessoas, entre cursistas, assessores e voluntários.

- Durante as atividades matinais, realizadas no teatro TUCA, 200 pessoas prestigiaram como visitantes as valiosas contribuições partilhadas pelos assessores Faustino Teixeira, Magali Cunha, Maria Soave, Pe. Júlio Lancellotti e Marcelo Barros.

- As transmissões matinais tiveram 16 mil visualizações. E as redes sociais do Curso de Verão alcançaram 30 mil pessoas.


Gratidão é a palavra.


Para que essa partilha se multiplique, ajude-nos divulgando nosso site e redes sociais:

Curso de Verão: www.cursodeverao.com

CESEEP: www.ceseep.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/cursodeveraooficial/

Flickr: https://www.flickr.com/photos/cverao

Instagram: https://www.instagram.com/cursodeverao/

Youtube: https://www.youtube.com/user/cursodeverao1


Equipe de Comunicação

Ira Romão



15 visualizações

© 2018 por Curso de Verão - www.cursodeverao.com

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEEP

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

CESEEP

CNPJ: 52.027.398/0001-53

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993, Sala 205
CEP: 01317-001 – São Paulo, SP – Brasil

Cancelamento, sugestões ou reclamações

Tel/Fax: (55 11) 3105-1680 / 3241-1169        

WhatsApp: +55 11 99325-5961

Segunda a Sexta das 9h às 18h

Email: ceseep@ceseep.org.br

verao@ceseep.org.br

Fique atento a data dos eventos, os ingressos chegarão ao seu e-mail, confirmando o pagamento caso isso não ocorra entre em contato conosco. Confira nossa política de troca e devolução aqui.

Restrito