A vivência ecumênica como testemunho do amor de Deus pela humanidade

Atualizado: Jan 12


Neste ano de 2020 chegamos ao 33º Curso de Verão. Trata-se de um grande mutirão de Educação Popular que envolve lideranças de comunidades e de pastorais sociais, militantes de movimentos populares e políticos de todo o Brasil e, principalmente, que cultivam o respeito por todas as religiões e buscam servir juntos à justiça, à paz e ao cuidado da casa comum. Não é a toa que o Ecumenismo (e o Diálogo Inter-religioso) está presente nos quatro eixos que norteiam toda a dinâmica de aprofundamento da temática do Curso.


Desde o Concílio Vaticano II, a experiência ecumênica e inter-religiosa tem sido uma parte integral da evangelização para todas as religiões que buscam construir um horizonte comum de linguagem e diálogo. Apesar de haver uma melhoria nesse quesito, ainda assim, nos últimos anos, tem se tornado um grande desafio para as Igrejas inseridas num meio crescente de fascismo e fundamentalismo.


Frente a este desafio destacamos também as mudanças na visão do mundo e do ser humano. Muitos estudiosos afirmam que estamos vivendo um “mal-estar” em tempos de mudança de época, e com isto, nos deparamos com uma visão pessimista e diminuída do ser humano que nos leva a uma acentuada desconfiança diante dos compromissos sociais e políticos. Não é de estranhar que assustadoramente estejam aumentando a angústia, a solidão, a depressão, o desamparo e todo gênero de doenças psicológicas.


Se vivemos numa sociedade em que o valor do ser humano é medido quase exclusivamente pela eficácia e pela produtividade, parece-nos mais “seguro” confiar em nossos merecimentos do que no amor de Deus! Diante desta realidade o Curso de Verão 2020, com a temática “Espiritualidades na cidade: por uma dimensão libertadora”, amplia nossa esperança e, na firmeza e disposição para o diálogo, nos convoca a darmos testemunho da experiência da gratuidade do amor de Deus pela humanidade.


O Papa Francisco, ao realizar a abertura do Ano da Misericórdia em 2016, expressou em suas orações o desejo de que “o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça”.

Quem já está há muitos anos nesta caminhada de formação ecumênica e popular do Curso de Verão testemunhará, juntamente com os que estão participando pela primeira vez, que este grande mutirão é um lugar onde se vive a experiência de acolhida respeitosa e de uma nova compreensão sobre as religiões, deixando de lado os preconceitos e as intransigências, e se engajará nas inciativas ecumênicas para vivenciar sua espiritualidade libertadora.


Equipe de Comunicação

José Carlos Correia Paz



0 visualização

© 2018 por Curso de Verão - www.cursodeverao.com

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEEP

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

CESEEP

CNPJ: 52.027.398/0001-53

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993, Sala 205
CEP: 01317-001 – São Paulo, SP – Brasil

Cancelamento, sugestões ou reclamações

Tel/Fax: (55 11) 3105-1680 / 3241-1169        

WhatsApp: (011) 98657-0643

Segunda a Sexta das 9h às 18h

Email: ceseep@ceseep.org.br

verao@ceseep.org.br

Fique atento a data dos eventos, os ingressos chegarão ao seu e-mail, confirmando o pagamento caso isso não ocorra entre em contato conosco. Confira nossa política de troca e devolução aqui.

Restrito