Círculos de Cultura: A Espiritualidade do Cuidado

Iniciativa permite a partilha de vivências entre cursistas que vão de encontro com o tema,

em dinâmicas mediadas por monitores



Uma iniciativa do Curso de Verão que tem proporcionado momentos enriquecedores de aprendizado aos cursistas são os chamados Círculos de Cultura. Trata-se de um momento para a discussão e troca de experiências em relação a um determinado assunto.


Com a iniciativa, as Tendas se misturam e novos grupos são formados, visando a integração de todos os participantes.

Nesta edição, discutiu-se sobre “Espiritualidade do Cuidado”. Cada cursista pôde falar sobre a abordagem, assim como apresentar sugestões para alcançar tal comportamento.


Confira um resumo das dinâmicas realizadas em cada Rede:

Rede Vermelha - O monitor Paulo Inácio falou sobre o quanto é enriquecedor poder partilhar as experiências e encontrar pessoas que estejam abertas a ouvir novas histórias. Na dinâmica proposta por esse grupo, três pessoas se apresentaram de forma espontânea, onde contaram suas experiências de vida. Os outros cursistas foram motivados a identificar, nesses relatos, elementos que revelassem traços marcantes de uma espiritualidade.


Rede Verde - Um “Bastão da Fala” - instrumento indígena - foi utilizado na dinâmica que exercitou o ouvir, direcionando o olhar para o outro. Somente aquele que estivesse com a posse do bastão detinha o poder da palavra. À medida que o instrumento era passado adiante, o poder também era repassado e uma nova vivência partilhada. Para o cursista Charles Veríssimo, que participa do Curso de Verão desde 2010, a experiência foi acolhedora e aproximou os participantes.


Rede Amarela - Participantes das Tendas da Rede Amarela foram divididos em três grupos, para melhor abordagem do assunto, abrindo espaço para todos se manifestarem. A dinâmica - que incluiu a presença de uma boneca de pano em homenagem a vereadora assassinada, no Rio de Janeiro, em 2018, Marielle Franco - destacou ações como “amor próprio”, “cuidar de si, para cuidar do próximo” e “a busca pelo verdadeiro sentido da vida”.

Rede Laranja - A Rede Laranja também promoveu a troca de monitores entre as suas oficinas. A Tenda “Liderança de grupos populares”, por exemplo, recebeu a visita dos monitores da Tenda “Linguagem Audiovisual”, Paulo Lima e Matheus Figueiredo, que promoveram a exibição do curta-metragem “Cuerdas”. A história de uma menina que se tornou amiga de um colega na escola com paralisia cerebral foi utilizada para fazer a reflexão da seguinte pergunta: “De que forma eu vivo a mística do cuidado na minha realidade de fé e de vida?”


Rede Marrom - Os cursistas compartilharam memórias de cuidado. Entre as atividades houve uma dança circular, com uma música que traz o cuidado com o eu, com o outro e com à terra. Como reflexão foi socializada a ressignificação dos espaços de partilha e como através do partilhar a espiritualidade é alimentada. “Olhar para dentro é cuidar de mim, assim eu cuido do outro e é cuidando do outro que cuido de mim”.


Equipe de Comunicação

Ana Carolina Rodrigues, Arthur Gandini, Ira Romão, José Carlos Paz e Mônica Santos



0 visualização

© 2018 por Curso de Verão - www.cursodeverao.com

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEEP

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

CESEEP

CNPJ: 52.027.398/0001-53

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 993, Sala 205
CEP: 01317-001 – São Paulo, SP – Brasil

Cancelamento, sugestões ou reclamações

Tel/Fax: (55 11) 3105-1680 / 3241-1169        

WhatsApp: (011) 98657-0643

Segunda a Sexta das 9h às 18h

Email: ceseep@ceseep.org.br

verao@ceseep.org.br

Fique atento a data dos eventos, os ingressos chegarão ao seu e-mail, confirmando o pagamento caso isso não ocorra entre em contato conosco. Confira nossa política de troca e devolução aqui.

Restrito